Blog

img

Dengue: Uma Ameaça Emergente em Portugal?

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos, que tem vindo a despertar preocupação crescente em Portugal e na Europa. Embora não seja comum no território português (continental), a sua disseminação tem aumentado globalmente e existe, atualmente, um surto no Brasil com mais de 360 mil casos tornando-se uma preocupação de saúde pública.

| 09-02-2024, escrito por Farmácia Gaia Jardim | info@farmaciagaiajardim.com

Embora a dengue ainda não seja uma preocupação generalizada em Portugal, com o surgimento apenas de casos importados, é importante estar informado sobre a doença e tomar medidas preventivas, como o uso de repelentes de insetos e a eliminação de locais criadores de mosquitos, para reduzir o risco de transmissão. 


O que é Dengue?

A dengue é uma doença viral causada por um Flavivírus que é transmitido aos humanos através da picada do mosquito Aedes aegypti ou do Aedes albopictus infetado.  Estes mosquitos são mais ativos durante o dia, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer, tornando-se um desafio para o controlo da doença.


O aquecimento global juntamente com locais de água parada (lagos, lagoas, baldes, caleiras etc.) são um "cocktail " para o aumento do número de mosquitos e, consequentemente, de mais casos de dengue que, com as viagens ainda mais frequentes nesta altura do ano (Carnaval), levam ao surgimento de casos em países não endémicos. De lembrar que, em Portugal continental, não há risco de transmissão autóctone, segundo os especialistas.


Como ocorre a transmissão da Dengue? 

A transmissão da dengue ocorre quando um mosquito infetado pica uma pessoa saudável. Posteriormente, o vírus reproduz-se no organismo do mosquito e pode ser transmitido a outras pessoas através de picadas subsequentes.  A dengue não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa.

Após a picada os sintomas surgem passados tipicamente 4 a 7 dias (podendo estender-se entre os 3 e os 14 dias) 


Quais os tipos de dengue?

Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue, designados como serotipos 1, 2, 3 e 4. Estes serotipos são geneticamente distintos.

É importante notar que, uma vez infetada por um determinado serotipo do vírus da dengue, a pessoa desenvolve imunidade vitalícia apenas contra esse serotipo específico logo a pessoa poderá vir a desenvolver dengue quatro vezes na sua vida.


Sintomas da Dengue e Sinais de Alarme

Os sintomas da dengue podem variar desde formas assintomáticas ou ligeiras até formas graves e potencialmente fatais (dependendo do serotipos do vírus dengue e da imunidade do doente). Os sinais e sintomas mais comuns incluem:


  • Febre alta;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Erupção cutânea;
  • Fadiga;
  • Náuseas e vómitos.
  • Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para uma forma grave conhecida como dengue hemorrágica. 


Os sinais de alarme que indicam a necessidade de procurar ajuda médica imediata incluem:


  • Dor abdominal intensa;
  • Vómitos persistentes;
  • Sangramento das gengivas;
  • Dificuldade respiratória;
  • Fadiga extrema;
  • Sangue na urina.


Como é feito o diagnóstico de Dengue?

O diagnóstico da dengue é realizado com base na avaliação clínica dos sintomas apresentados pelo paciente, juntamente com testes laboratoriais específicos. Os médicos consideram a história clínica do paciente, incluindo se ele viajou recentemente para áreas endémicas de dengue, e realizam exames físicos para identificar sinais característicos da doença.


Existe tratamento para Dengue?

Não, atualmente não existe tratamento antiviral específico para a Dengue. O tratamento é sintomático, ou seja apenas se tratam os sintomas.


Na Farmácia Gaia Jardim aconselhamos:


- Repouso e Hidratação: Os pacientes devem descansar e garantir uma hidratação adequada, especialmente se estiverem com febre alta, vómitos ou diarreia. No caso de vómitos ou diarreia devem tomar soros de rehidratação oral de forma a prevenir a desidratação que pode levar a agravamento de sintomas ou mesmo hospitalização e probióticos como Osmobiotic Flora (adulto ou criança). Existem soluções antidiarreicas como o Lenodiar que representam uma excelente forma, natural e sem efeitos adversos para travar a diarreia e impedir o dano intestinal provocado pelos vírus.


- Para a febre e mal-estar: Medicamentos como paracetamol podem ser prescritos para reduzir a febre e aliviar as dores musculares e de cabeça. No entanto, devem ser evitados medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (aspirina) ou ibuprofeno, pois estes podem aumentar o risco de hemorragias.


- Monitorização: Os pacientes com dengue devem ser monitorizados de perto por profissionais de saúde em particular pelo seu médico assitente para detetar quaisquer sinais de complicações graves, como hemorragias, e garantir a intervenção médica adequada, se necessário.


Em casos de dengue grave ou hemorrágica, o tratamento pode envolver cuidados hospitalares intensivos, incluindo a reposição de líquidos intravenosos e transfusões de sangue, se necessário. É importante que os pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue sigam as recomendações do seu médico e procurem assistência médica se os seus sintomas se agravarem ou não melhorarem.


Como prevenir a Dengue?


- Utilização de Repelentes de Insetos: Use repelentes de insetos contendo DEET, IR3535, icaridina ou óleo essencial de eucalipto-limão (citriodora) e/ou de citronela quando estiver ao ar livre, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos estão mais ativos.


- Vacinação: Existe uma vacina disponível contra a doença para pessoas que vivem ou se deslocam para zonas endémicas sendo necessária prescrição médica.

Os viajantes que vão para zonas endémicas devem ser vacinados pelo menos duas semanas antes.


- Viagens Seguras: Se estiver a viajar para áreas onde a dengue é prevalente, tome precauções adicionais, como o uso de repelentes de insetos, roupas protetoras e dormir sob um mosquiteiro.


- Utilização de Redes Mosquiteiras: em janelas e portas, deve dormir sob um mosquiteiro para reduzir o contato com mosquitos durante a noite nas zonas endémicas


- Vestuário Protetor: Utilizar roupas de mangas compridas e calças compridas, principalmente em áreas onde a dengue é endémica, para reduzir a exposição à picada de mosquitos.


- Eliminação de locais de postura de ovos de mosquitos: Remova ou limpe regularmente quaisquer recipientes ou áreas que possam acumular água parada, como potes, pneus velhos, calhas entupidas, vasos de plantas e recipientes de água da chuva. Isso ajuda a eliminar os locais onde os mosquitos depositam seus ovos e impedir a reprodução.


- Controlo de Mosquitos: utilizando produtos de controlo de mosquitos, como inseticidas e larvicidas, conforme recomendado pelas autoridades de saúde pública. Mais uma vez, é importante esvaziar regularmente recipientes de água ao ar livre e mantenha piscinas e lagos tratados adequadamente para evitar a reprodução de mosquitos.


Grupos de Risco


Embora qualquer pessoa possa contrair dengue se for picada por um mosquito infetado, existem alguns grupos de risco que podem ser mais suscetíveis a complicações graves, incluindo:


-Crianças pequenas;

- Idosos;

- Mulheres grávidas;

- Pessoas com doenças crónicas, como diabetes ou doenças cardíacas.


Embora a dengue não seja endémica em Portugal, tem havido relatos esporádicos de casos importados em pessoas que viajam para áreas onde a doença é prevalente, como os trópicos e subtrópicos. Além disso, o aumento das temperaturas globais e a globalização dos transportes têm contribuído para a disseminação do mosquito Aedes aegypti e do vírus da dengue para regiões anteriormente não afetadas, incluindo partes da Europa.


Neste contexto, é fundamental estar atento, ao viajar para áreas endémicas, ao aparecimento dos sintomas referidos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para reduzir o risco de complicações graves e controlar a disseminação da doença.



Também poderá gostar:

img
Saber mais...sobre a Febre nos Bebés e Crianças
Ler mais
img
Sabia que... fazemos medicamentos manipulados?
Ler mais
img
Como saber quando levar os bebés e crianças às Urgências?
Ler mais
img
Geleia Real: o aliado neste Inverno!
Ler mais
img
Quando e como fazer o teste de gravidez?
Ler mais
img
QUANDO fazer a introdução alimentar do bebé?
Ler mais
img
O Papel da Fisioterapia Respiratória nas Bronquiolites!
Ler mais
img
Como fazer lavagem nasal utilizando seringa?
Ler mais
img
Quais os melhores protetores solares para bebés e crianças?
Ler mais
img
Herpes Zoster: o que é, sintomas e como prevenir?
Ler mais
img
Menopausa: quais os sintomas e como aliviar?
Ler mais
img
Legionella: o que é, como se transmite, sintomas e prevenção
Ler mais
img
Bronquiolite em bebés e crianças: sintomas, prevenção e tratamento
Ler mais
img
Vamos desvendar mais sobre o Vírus Sincicial Respiratório: a Ameaça de Inverno!
Ler mais
img
O que deve saber sobre Sarampo
Ler mais
img
Surto de Hepatite A em Portugal: identificar e prevenir
Ler mais
img
Hemorróidas: o que são, quais os sintomas, como tratar
Ler mais
img
Tudo o que precisa saber sobre estrias: como se formam, como evitar e como tratar.
Ler mais
img
O que são Medicamentos Manipulados?
Ler mais

As nossas marcas