Os testes de gravidez funcionam pela deteção de uma hormana que é produzida durante a gravidez - a Beta-HCG.
Os testes de gravidez vendidos em farmácia são extremamente confiáveis se bem feitos: devem ser realizados após a falha no primeiro dia de menstruação (embora já existam à venda testes que permitem realizar, com confiança, teste de gravidez antes do dia da menstruação pelo facto de conseguirem detetar níveis mais baixos da hormona Beta-HCG).
Pode ser detetada (em baixos níveis) cerca de 1 semana após a concepção, e vai aumentando ao longo de todo o terceito trimestre. É uma hormona extremamente seletiva e é por isso usada a sua deteção nos testes de gravidez.
No entanto, por vezes, se em baixos níveis, os testes de gravidez podem não conseguir detetar e é assim que surgem os resultados falsos negativos.
Resultados falsos-positivos são extremamente raros e podem surgir quando existe a presença de determinados tumores secretores de Beta-HCG.
"Como fazer o meu teste de gravidez?"
1. Deve urinar para um recipiente limpo;
2. Mergulhar a tira absorvente na urina durante 5 segundos;
3. Colocar o teste numa superfície plana;
4. Aguardar o tempo estipulado na embalagem do seu teste.
"Como interpretar o resultado do teste de gravidez?"
cada teste tem a sua forma de interpretação: há testes em que podem aparecer 2 linhas, uma linha e um sinal de + (positivo), testes digitais que dizem se está grávida ou não, ou até com luz em caso de positivo!
Pode aparecer linha ténue quando o nível de beta-HCG é baixo, o que geralmente é sinal de resultado positivo. Se tem d+uvidas deve sempre confirmar com novo teste ou teste de sangue de dosamento de beta-HCG para confirmar o resultado.
"Como saber se o teste de gravidez está a funcionar correetamente?"
O aparecimento da linha de controlo (C) ao final do tempo indicado na embalagem é o que garante que o teste de gravidez se encontra a funcionar corretamente.