A hepatite A é uma doença infecciosa com inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite A (VHA). Não é uma doença crónica resolvendo-se em cerca de 6 meses. Uma vez infetado e recuperado o indivíduo desenvolve imunidade à doença.
Quais os sintomas de Hepatite A?
Os sintomas da hepatite A podem variar de leves a graves e manifestam-se entre 2 a 6 semanas após a exposição ao vírus.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
É importante ressalvar que nem todas as pessoas infectadas apresentarão sintomas nomeadamente crianças menores de 6 anos (70% são assintomáticas).
No entanto, mesmo aqueles que não apresentam sintomas podem transmitir o vírus a outras pessoas.
Como se transmite a Hepatite A?
A hepatite A é transmitida principalmente por via fecal-oral, ou seja, a pessoa contrai o vírus ao ingerir água ou alimentos contaminados por fezes de uma pessoa infectada. A transmissão também pode ocorrer através do contato próximo com uma pessoa infectada nomeadamente o contacto com o sangue e/ou outros fluidos.
Em Portugal a transmissão da hepatite A pode ser facilitada em comunidades onde as condições de saneamento são inadequadas, por consumo de água ou alimentos contaminados, creches ou em grupos de alto risco, como pessoas que utilizam drogas injetáveis ou homens que fazem sexo com homens quando um dos parceiros se encontra infetado, ou ainda, pessoas com relações com múltiplos parceiros.
O atual surto em Portugal, identificado pela DGS, envolve na sua maioria homens com idades compreendidas entre os 20 e os 49 anos sendo que em cerca de metade a transmissão foi via sexual.
Qual o tratamento da Hepatite A?
Não existe um tratamento específico para a hepatite A.
O tratamento visa aliviar os sintomas e promover a recuperação do paciente o que inclui:
- repouso
- hidratação adequada
- alimentação saudável
- medicamentos para aliviar a dor e o desconforto..
Em casos raros, a hepatite A pode causar complicações graves, como falência hepática aguda, que pode exigir hospitalização e, em alguns casos, até transplante de fígado.
Como prevenir a Hepatite A?
A prevenção é fundamental no controle da hepatite A.
Aqui estão algumas medidas importantes que podem ajudar a prevenir a infecção pelo vírus da hepatite:
1. Vacinação: As vacinas contra a hepatite A estão disponíveis em Portugal e são altamente eficazes na prevenção da doença.
Recomenda-se a vacinação para pessoas em grupos de risco, viajantes para áreas endémicas (África, Ásia, América Latina) e qualquer pessoa que se queira proteger contra a hepatite A.
As vacinas estão indicadas apartir de 1 ano de idade e é recomendado o reforço entre 6-12 meses após a 1ª dose.
2. Higiene: Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou desinfetar, especialmente antes de comer, depois da ida à casa de banho ou após trocar fraldas, é uma das melhores maneiras de prevenir a propagação do vírus da hepatite A.
3. Segurança Alimentar: Evitar o consumo de água não tratada, frutos do mar crus ou mal cozidos, frutas e vegetais não lavados e alimentos de procedência duvidosa pode ajudar a reduzir o risco de infecção pelo vírus da hepatite A.
4. Evitar comportamentos de risco
Para quem vai viajar para zonas endémicas de Hepatite A a Direção-Geral de Saúde formulou recomendações para prevenir a infeção por Hepatite A que pode aceder AQUI.
Conclusão:
A hepatite A é uma doença séria que pode ter um impacto significativo na saúde pública em Portugal. No entanto, seguindo medidas preventivas simples, como vacinação, práticas de higiene adequadas e cuidados com a segurança alimentar, podemos reduzir o risco de infecção e proteger a saúde de nossa comunidade.